Meu perfil

Desconectar

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
Whatsapp

Meu perfil

Desconectar

FUNDADO EM 1894 E ONLINE DESDE 1996

escolha certo

Como escolher a tinta ideal: Dicas para personalizar e proteger seu imóvel, especialmente em regiões litorâneas

Além da cor, acabamento e textura fazem toda a diferença na hora de personalizar os cômodos

ATribuna.com.br

19 de outubro de 2024 às 14:08Modificado em 19 de outubro de 2024 às 14:09
Além da cor, acabamento e textura fazem toda a diferença (FreePik)

Além da cor, acabamento e textura fazem toda a diferença (FreePik)

A escolha da tinta é essencial na hora de colocar personalidade no seu imóvel. Assim como a cor, o acabamento e a textura também influenciam no resultado da pintura e podem fazer a diferença na durabilidade das paredes, principalmente em regiões litorâneas como a Baixada Santista.

Antes de tudo, é preciso analisar o tipo de material e do estado em que está a parede. Isso porque a escolha pode variar de acordo com o local e a superfície, como explica o analista André Augusto Roque, da Bela Tintas.
“Há uma grande variedade de produtos quando falamos em tintas e cada uma tem sua funcionalidade. Essa pluralidade acontece por conta da matéria-prima, acabamento e diferentes superfícies de aplicação, o que envolve diretamente a aderência dessa superfície”, afirma o especialista.

“Para paredes, tetos e muros, a tinta acrílica é com certeza a mais conhecida. Nessa linha de tintas, nós temos as linhas econômicas, intermediárias e premium. Na linha premium, ainda podemos escolher entre três opções de acabamento: fosco, que não tem brilho nenhum e ajuda a disfarçar as imperfeições da parede; acetinado, que tem um brilho mais discreto e traz um toque mais sofisticado, e por conta da película de brilho tem como característica a facilidade de limpeza; e semibrilho, que proporciona mais brilho e traz reflexos mais intensos de luz, proporcionando além de tudo uma maior proteção e boa resistência à lavagem”, enumera Roque.

Segundo ele, na Baixada Santista, hoje, há uma procura muito grande de tintas emborrachadas, por ser um produto de linha premium específico para proteger fachadas e paredes externas, que sofrem com a ação do tempo.

“Por conta de ser flexível e elástica, essa tinta consegue acompanhar os movimentos naturais de contração e dilatação das superfícies, prevenindo o surgimento de fissuras. Ela é uma linha também hidrorrepelente, ótima para regiões com maresia. Além disso, por estarmos numa cidade litorânea, os clientes também procuram por tintas mais resistentes a mofo. Isso se dá por conta da umidade que é uma característica da região”, destaca o especialista.

COMO CALCULAR A QUANTIDADE IDEAL
Para calcular a quantidade de tinta necessária para pintar um ambiente, siga esses passos:

  • Confira no rótulo do produto a metragem coberta pelo material.
  • Meça a área do cômodo (largura multiplicada pela altura).
  • Multiplique a área do cômodo pelo número de demãos (o ideal é passar no mínimo duas).

Quanto mais demãos, mais intensa é a cor final da parede.

TIPOS DE TINTAS

  • Acrílica: ideal para paredes de alvenaria, funciona bem em ambientes internos e externos. Existem três acabamentos disponíveis: acetinado, semibrilho e fosco. O material é de fácil lavagem, basta um pano úmido para fazer a higienização – diminuindo a necessidade de manutenção.
  • Esmalte: usada para superfícies de madeira e de metal, é mais resistente e tem tempo maior de secagem. Geralmente feita à base de óleo, costuma ser indicada para portas, rodapés, mobiliário e corrimões.
  • Látex: indicada apenas para ambientes internos, a tinta látex tem base d’água e secagem rápida. É uma ótima opção para aplicação em gesso, tem características de resistência ao mofo, mas apresenta um leve odor.
  • Epóxi: por apresentar alta resistência ao atrito, a tinta epóxi é a melhor opção para ambientes de grande circulação, como garagens, hospitais, quadras esportivas e escolas. Sua aplicação vai além das paredes, pode ser usada como revestimento para o chão, sendo bem mais econômica que o piso.

TIPOS DE ACABAMENTO

  • Fosco: é o mais utilizado e é ótimo para cobertura de imperfeições na parede.
  • Acetinado: oferece um leve brilho e é ideal para locais que precisam de limpeza constante com pano úmido.
  • Brilhante: tem um aspecto mais sofisticado, por isso indicado para dar destaque a um ambiente. Tintas com esse acabamento são ainda mais laváveis e ideais para locais com crianças ou pets devido à facilidade de limpeza.

CLASSIFICAÇÕES DOS PRODUTOS
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece três categorias de tintas: econômica, standard e premium.

  • Econômica - Deve ser aplicada apenas em ambientes internos, pois não resiste à umidade. Ela possui acabamento fosco e durabilidade de até dois anos.
  • Standard - Pode ser aplicada em ambientes internos e externos. Ela é mais concentrada e tem proteção contra umidade e mofo. O acabamento é fosco e a durabilidade é de dois anos em áreas externas e três anos em áreas internas.
  • Premium - Também pode ser aplicada nos dois ambientes. A durabilidade é de quatro anos em ambientes externos e cinco anos em ambientes internos. O acabamento pode ser fosco, acetinado ou brilhante.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes conforme nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.