
Participantes e apresentadora do Podcast Santos no Ar (Virgínia Costa)
O podcast 'Santos no Ar' recebeu duas mulheres com trajetórias diferentes, mas com visões em comum. Marcelle Cortegiano e Arieta Medeiros conversaram com a jornalista Cláudia Duarte sobre a importância do equilíbrio emocional e das conquistas profissionais femininas como transformadores de vidas.
Muito experiente no mundo coorporativo, Marcelle conta que sua trajetória como executiva durou mais de 12 anos. “Tenho um caminho longo, que foi sempre na área de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Antes do coaching chegar no Brasil, eu já fazia esse trabalho nas multinacionais. Depois, quando fiz faculdade, percebi que havia algo a mais e decidi me dedicar profundamente”.
Sobre a banalização do coach, Marcelle é objetiva: “Sempre falo que existem bons e maus professores. Quando eu decidi fazer a transição de carreira, além de procurar a melhor instituição aqui no Brasil, fui me especializar nos Estados Unidos também. O desenvolvimento humano é um assunto sério e, quando bem aplicado, faz com que as pessoas alcancem os objetivos”.

Marcelle Cortegiano (Virgínia Costa)
Arieta Medeiros, que é fisioterapeuta e master coach, acredita que é fundamental olhar o ser humano como um todo. “Eu não cuido só do corpo das pessoas. Procuro avaliar o lado emocional também. Quando avalio um paciente, percebo que não existe apenas uma dor física. Se a pessoa tem uma patologia há mais de três meses, por exemplo, ela é considerada crônica. E as patologias crônicas estão ligadas aos fatores emocionais”.
Ela conta que durante a pandemia decidiu estudar mais sobre inteligência emocional. “Foi um divisor de águas na minha vida. Uma verdadeira descoberta de quem sou. Quando conhecemos nossas competências, podemos chegar aonde quisermos”.
Foco na mulher
Com o trabalho voltado para o público feminino, Marcelle comenta sobre os maiores embates que as mulheres enfrentam. “As principais dores femininas são a rejeição e o abandono. Ainda hoje existe a cobrança para que a mulher case, tenha filhos. Nós trabalhamos orientando e incentivando as mulheres a irem atrás dos seus sonhos, de suas missões. A maior dificuldade é fazer com que ela enxergue a sua própria identidade e entenda que precisa de um projeto de vida, sem anular o projeto de vida do casal”.
Vida pessoal e profissional
Arieta conta que o apoio da família para empreender e inaugurar o Instituto Ser, onde atende como fisioterapeuta integrativa, foi fundamental. “Minha filha e meu marido foram essenciais nessa jornada. Já no começo tivemos uma grande provação, porque a obra da sala ficou completamente alagada por uma falha no sistema de incêndio e tivemos que começar tudo do zero novamente. Com muito esforço e parceria do meu marido nos cuidados com a nossa filha, conseguimos superar”.

Arieta Medeiros (Virgínia Costa)
Marcelle conta que seu marido também é um super companheiro e incentivador de seu trabalho. “Nós morávamos em Portugal e viemos fazer uma turnê no Brasil, porque eu também estava com saudade da minha família aqui. Logo depois veio a pandemia e tudo parou. Não podíamos nem voltar para Portugal. Como ele é coach financeiro, nós tínhamos uma reserva e passamos dois anos nos reinventando de forma online. Ele está sempre comigo”.
Dicas
Para encerrar o bate-papo, Marcelle alerta que as mulheres precisam ficar atentas para empreender. “A base é a sabedoria. Metas não são sonhos. São números. A empreendedora precisa entender os seus números”.
Arieta acredita que é preciso persistir. “Muitos desafios vão aparecer pelo caminho. Vai dar vontade de desistir, mas é preciso vencer. Aprenda a superar cada obstáculo e se cerque de pessoas boas que possam te ajudar”.
Onde assistir?
Além de poder conferir os episódios dentro do site de A Tribuna, o podcast Santos no Ar também estará disponível no Spotify e YouTube.
*Esse podcast é de responsabilidade da autora e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelo conteúdo veiculado neste espaço.
Assuntos relacionados