Meu perfil

Desconectar

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
Whatsapp

Meu perfil

Desconectar

FUNDADO EM 1894 E ONLINE DESDE 1996

Tribuna Livre

OAB Santos: em prol da advocacia e da cidadania

Passou por situações históricas dentro de sua própria estrutura e vem contribuindo para que seus inscritos sintam orgulho de pertencer a uma instituição de poder

Raphael Meirelles*

30 de março de 2025 às 06:34
(Reprodução)

(Reprodução)

Uma das mais importantes Subseções de São Paulo e do País completou na última quarta-feira 92 anos. Passou por situações históricas dentro de sua própria estrutura e vem contribuindo para que seus inscritos sintam orgulho de pertencer a uma instituição de poder. Aliás, um poder bem claro: é ligado à escolha de seus pares e só pode ser legitimado quando está a serviço do bem comum.

Quem alcança o quadro executivo, em qualquer função, está longe de independência, mas sim, seus atos devem ser direcionados em nome dos quais sua atuação é exercida.

Temos prioridades inerentes ao cotidiano da profissão, porém, estamos inseridos em uma sociedade que se transforma rapidamente e que exige a mesma dinâmica do Direito.

Em 92 anos, a Subseção Santos da Ordem dos Advogados do Brasil procura, ainda, defender a advocacia, como se suas prerrogativas não estivessem implícitas em todas as democracias. A prática nos mostra o contrário, tanto pela crescente polarização por qualquer situação, como pelo “tribunal paralelo”, cotidianamente exercido pelas redes sociais.

Talvez, vivamos um momento único de nossa instituição, que nos dá a oportunidade de completar a tecnologia com o olhar humano e insubstituível da advocacia; sair de nossa zona de conforto institucional e identificar problemas ao nosso redor para, com conhecimento jurídico forte, levar soluções onde se necessita; demonstrar, com ações claras, que acreditar em uma sociedade justa jamais deve ser utopia enquanto existir um advogado na defesa de seus direitos.

Sabemos dos riscos que a profissão impõe. Sentimos as incertezas quando entramos para seus quadros executivos. Porém, a OAB Santos, em 25 anos do século 21, tornou-se símbolo de que a convivência com o diferente, o novo, deve ser motivo para a fazer o Direito ainda mais pujante, pela liberdade e pela igualdade, na garantia da existência livre e igual em uma sociedade plural. E nesse aspecto, nossa instituição se relaciona consigo mesma e com os outros, buscando pacificação, respeito, coerência.

Parabéns, OAB Santos! Parabéns a todos que estão nesta instituição atenta, moderna e humana, com todos os riscos e incertezas que isso envolve.

*Presidente da OAB Santos

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes conforme nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.