Meu perfil

Desconectar

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube
Whatsapp

Meu perfil

Desconectar

FUNDADO EM 1894 E ONLINE DESDE 1996

Cidades

Rodovias do Litoral de SP terão esquema especial para Páscoa; são esperados 250 mil veículos

Fluxo em direção à Baixada Santista deve aumentar entre quinta (28) e sexta (29)

ATribuna.com.br

27 de março de 2024 às 10:13
Previsão é de aumento no movimento de veículos nas estradas

Previsão é de aumento no movimento de veículos nas estradas ( Foto: Jean Marcel/AT )

O feriado de Páscoa deve trazer até 250 mil veículos ao Litoral de São Paulo entre quinta-feira (28) e domingo (31). A previsão é da Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). Operações especiais de tráfego estão sendo preparadas para garantir a fluidez e segurança viária. As medidas incluem a Operação Descida e Subida em momentos estratégicos, conforme o fluxo de veículos.

A concessionária espera aumento no fluxo de veículos em direção à Baixada Santista entre quinta (28) e sexta (29), quando será implementada a Operação Descida (7x3). Nesse esquema, são disponibilizadas as pistas norte e sul da Via Anchieta, além da pista sul da Rodovia dos Imigrantes, para descida da serra. A subida é apenas pela pista norte da Imigrantes.

O fluxo de veículos para a capital deve se intensificar no domingo (31), a partir das 16h. Nesse momento, está prevista a instalação da Operação Subida (2x8). Ficarão disponíveis as pistas norte e sul da Imigrantes, além da pista norte da Anchieta, para subida da serra. Quem quiser vir para a Baixada Santista terá que usar a pista sul da Anchieta.

Operações Especiais para Garantir a Segurança

A Ecovias implantará a Operação 3ª Faixa na Cônego Domênico Rangoni, se necessário, ampliando a capacidade da rodovia. Além disso, a Operação Visibilidade estará em ação, com viaturas posicionadas de maneira estratégica para melhorar a segurança dos usuários. O "Movimento Afaste-se" será promovido para proteger equipes de atendimento médico e mecânico.

Recursos e Tecnologia para Auxiliar os Usuários

A concessionária disponibilizará 58 viaturas e aceitará pagamento por aproximação nas praças de pedágio. Serão disponibilizadas 180 câmeras para observação do tráfego e 16 para uso exclusivo da polícia, com intuito de garantir uma viagem segura durante o feriado.

Dicas de Segurança

A Ecovias enfatiza a importância da revisão do veículo antes da viagem, bem como o respeito aos limites de velocidade, distância segura entre veículos e o uso do cinto de segurança. É fundamental evitar distrações ao volante, como o uso do celular, e nunca dirigir sob influência de álcool.